sábado, 28 de maio de 2011

Meios de comunicação e suas várias vertentes.

É comum a todos que as ferramentas de comunicação são extraordinariamente significativas ao acumulo de conhecimentos, porém se não houver uma agregação com o conhecimento prévio do jovem, pode ser tornar acúmulo de cultura inútil. Vamos começar abordando alguns conceitos de comunicação.
 De acordo com Martino (2008):
“Estudar a comunicação é uma tarefa que exige rigor e sistematização, tanto no campo teórico como no metodológico. Seu objeto é interdisciplinar e tem despertado um interesse crescente em diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, talvez a possibilidade de se pensar a comunicação não apenas como objeto, mas como processo, como algo acontecendo e, portanto, um dos princípios básicos da interação humana”. (MARTINO, Luís Mauro Sá. A ilusão teórica no campo da comunicação. Porto Alegre, 2008. p.116. Disponível em: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/famecos/article/viewFile/5482/4977Ilusão%20teorica%20no%20campo%20da%20comunicação. Acesso em 24 de maio de 2011.)
 

Desta forma, prosseguiremos distinguindo três processos distintos no campo da comunicação.
O processo de comunicação propriamente dito, o processo de persuasão e o processo de informação.
De acordo com a Universidade Católica de Brasília “podemos afirmar que a palavra comunicação foi criada para designar aquelas atividades realizadas coletivamente, com o firme propósito de romper uma situação de isolamento”. (UCB, 2011, UEA - Adolescência, juventude, comunicação e linguagem, aula 1, p.1). Ou seja, só é possível estabelecer uma comunicação propriamente dita através de diálogos, debates, questionamentos, etc.  A Universidade Católica de Brasília (2011) ressalta ainda que a comunicação só concretiza-se quando se estabelece uma troca, pois quando o diálogo é uma estrada de mão única, sendo somente um membro da conversa atuante ao impor suas idéias, este processo se denomina processo da persuasão.  Podemos usar a mídia também como ferramenta significativa neste processo quando, por exemplo, ao assistir a um comercial de sapatos nos sentimos motivados a ir até o shopping comprá-lo.

Com o advento da Internet e demais ferramentas de informação, o acesso à informação está a alguns cliques de distância. Diariamente somos bombardeados de informações seja por meio de jornais, televisão, sites na internet o Os benefícios dessa facilidade de acesso à informação são diversos, entretanto também existem malefícios. Por exemplo, os jovens possuem dificuldade em "filtrar" as informações contidas nesses meios de comunicação e acabam sendo influenciados em suas escolhas. É exatamente isso que os jovens necessitam: Saber "filtrar" as informações que recebem para então desenvolverem um senso crítico.
Esse senso crítico se estabelecerá basicamente através dos conhecimentos adquiridos não apenas através do meio da comunicação em massa, mas sim ao longo da sua vida com o apoio da escola, da família e da comunidade.

O individuo capaz de discernir com inteligência e não somente baseado em meios de informações em massa, são capazes de estabelecer uma ligação entre o mundo da informação e poder, como afirma Shinkai:
“Nos dias de hoje, aquele indivíduo que não detém o poder em suas mãos, mas que no entanto possui a capacidade de discernir os fatos com Inteligência e baseado em conhecimentos adquiridos não apenas através dos meios de comunicação de massa, é capaz de evidenciar o elo de ligação entre o mundo da informação e poder”. (SHINKAI, Marie. Manipulação dos meios de comunicação em massa. p.2 Em: <http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/104.pdf>. Acesso em 26 de maio de 2011).
A autora salienta ainda que embora esse fenômeno ocorra a algumas pessoas, esse poder não é comum a todas:
“No entanto, isto não implica a afirmação de que todos os indivíduos integrantes de nossa sociedade possuem o poder de “enxergar” esta evidência, uma vez que os meios de comunicação que possuem maior controle sobre as massas, são os que recebem maior atenção por parte do público receptor na hora de serem formuladas as idéias sobre os fatos que nos cercam.” (SHINKAI, Marie. Manipulação dos meios de comunicação em massa. p.2 Em: <http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/104.pdf>. Acesso em 26 de maio de 2011).
Desta forma, através do mesmo meio de informação os jovens têm o poder de consolidar o conhecimento, assim como agregar cultura inútil.
REFERÊNCIAS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Centro Católica Virtual/Educação a Distância. Curso de pós-graduação lato sensu em educação a distância. UEA Adolescência, juventude, comunicação e linguagem. Disponível em <http://www.catolicavirtual.br/conteudos/pos_graduacao/adolescencia_juventude/html/juventude/index.php?_s=93b97551e31feff04b290b7fc142d850>. Acesso em: 24 de mai. 2011. Acesso ao conteúdo com login e senha.
 
SHINKAI, Marie. Manipulação dos meios de comunicação e massa. Disponível em:http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/104.pdf. Acesso em 26 de mai. de 2011.

MARTINO, Luís Mauro Sá. A ilusão teórica no campo da comunicação. Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/famecos/article/viewFile/5482/4977Ilusão%20teorica%20no%20campo%20da%20comunicação. Acesso em 24 de mai. de 2011.
 
Larissa Ribeiro Batiste.

Um comentário:

  1. Realmente é muito difícil até para nós, adultos, filtrar toda informação que recebemos. Volta e meia recebemos spam's em nossas caixas de e-mail e não sabemos se trata-se de algo real ou fictício.
    Um exemplo que aconteceu comigo recentemente foi o caso das notas manchadas. Alguns dias antes da reportagem aparecer no Jornal Nacional eu recebí um e-mail informando que as notas manchadas de rosa não teriam mais valor algum. Na hora que lí aquele e-mail, logo pensei: Mais uma corrente para enganar os outros. Apaguei o e-mail imediatamente.
    O fato de receber diáriamente e-mails contando as mais diversas histórias, fez com que eu "filtrasse" um e-mail contando um fato verídico como se fosse inverídico.
    Parabéns pelo Blog meninas.

    ResponderExcluir