sábado, 28 de maio de 2011

Educação pela Comunicação.

O mundo em que vivemos esta cada vez mais corrido e complexo, isso remete nas nossas salas de aulas, com os nossos jovens que a cada dia  nos surpreende  com novos meios de comunicações, informações, jogos etc.

A partir dessa reflexão, nós educadores temos o dever de trazer para dentro da nossa sala de aula, novas tecnologias que remete aos novos meios de comunicação. Sabemos que a educação pela comunicação é uma poderosa arma metodológica de ensino-aprendizagem, que desenvolvem varias competências e habilidades  nos nossos jovens.

Partindo desse tema, pergunto será  que na nossa prática a educação e comunicação estão juntas? Como esta sendo a nossas metodologias de ensino com os jovens, atrativas  ou tradicionais?

Se liga!

Isabela Oliveira de Siqueira.

3 comentários:

  1. No meu caso sei que ainda exploro muito pouco.. mas na verdade estou em um momento de observar para descobrir a melhor "tecnologia", a melhor ferramenta para me comunicar. Por vezes, pelo meu histórico de vida imaginei usar a mesma linguagem que os meus educandos, mas estou percebendo que eles não me enxergam como eu imaginava.
    Já me chamaram de paty? Imagina?
    Vivendo e aprendendo

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabela,

    Seu questionamento é bastante pertinente. Várias escolas já ousaram unir a Comunicação e Educação e isto tem trazido resultados positivos. O caminho é desafiante, mas devemos ousar com os adolescentes e jovens quando o assunto é educação para uma comunicação consciente.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal!
    A comunicação e a educação é um tema que venho estudando há muito tempo. Lembro-me em 1994, quando fiz uma especialização no Chile sobre a Comunicação para a Educação e para a Igreja, já naquela época o Chile estava bem adiantado, bem mais que nós. Sentia inveja da Universidade Católica de lá e todos os recursos de comuncação que já, naquela época se colocava à disposição dos alunos.
    Acredito que nos dias de hoje, muito ja se fez em prol da comunicação na educação, mas temos que caminhar muito mais ainda. O que se percebe é que cada professor com a sua matéria trata de passar o conteúdo e pronto. Sabe aquela frase da música "cada um no seu quadrado"? Então, é mais ou menos isso. Por isso estamos nós, nesse curso e nessa luta de fazer a comunicação se tornar conhecida, amada e pratica em nossas escolas, grupos de catequese,igrejas etc.
    Um abração.
    João Batista

    ResponderExcluir