A partir dessa reflexão, nós educadores temos o dever de trazer para dentro da nossa sala de aula, novas tecnologias que remete aos novos meios de comunicação. Sabemos que a educação pela comunicação é uma poderosa arma metodológica de ensino-aprendizagem, que desenvolvem varias competências e habilidades nos nossos jovens.
Partindo desse tema, pergunto será que na nossa prática a educação e comunicação estão juntas? Como esta sendo a nossas metodologias de ensino com os jovens, atrativas ou tradicionais?
Se liga!
Isabela Oliveira de Siqueira.
No meu caso sei que ainda exploro muito pouco.. mas na verdade estou em um momento de observar para descobrir a melhor "tecnologia", a melhor ferramenta para me comunicar. Por vezes, pelo meu histórico de vida imaginei usar a mesma linguagem que os meus educandos, mas estou percebendo que eles não me enxergam como eu imaginava.
ResponderExcluirJá me chamaram de paty? Imagina?
Vivendo e aprendendo
Olá Isabela,
ResponderExcluirSeu questionamento é bastante pertinente. Várias escolas já ousaram unir a Comunicação e Educação e isto tem trazido resultados positivos. O caminho é desafiante, mas devemos ousar com os adolescentes e jovens quando o assunto é educação para uma comunicação consciente.
Olá pessoal!
ResponderExcluirA comunicação e a educação é um tema que venho estudando há muito tempo. Lembro-me em 1994, quando fiz uma especialização no Chile sobre a Comunicação para a Educação e para a Igreja, já naquela época o Chile estava bem adiantado, bem mais que nós. Sentia inveja da Universidade Católica de lá e todos os recursos de comuncação que já, naquela época se colocava à disposição dos alunos.
Acredito que nos dias de hoje, muito ja se fez em prol da comunicação na educação, mas temos que caminhar muito mais ainda. O que se percebe é que cada professor com a sua matéria trata de passar o conteúdo e pronto. Sabe aquela frase da música "cada um no seu quadrado"? Então, é mais ou menos isso. Por isso estamos nós, nesse curso e nessa luta de fazer a comunicação se tornar conhecida, amada e pratica em nossas escolas, grupos de catequese,igrejas etc.
Um abração.
João Batista