sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ativismo Cibernético


Sem dúvidas, a inclusão social da juventude brasileira tem se tornado uma bandeira para os ativistas sociais brasileiros. Ocorre que diferentemente de décadas atrás, os instrumentos de protestos e propagação de idéias tem se tem se modificado e alterado assim, o perfil e a linguagem das pessoas,que buscam e lutam por um mundo melhor.
Exemplo dessa mudança de paradigma é a realização do 2º Encontro Nacional de Blogs Progressistas que se realizará nos dias 17,18 e 19 de junho de 2011. Segundo o "Ferramentas Blog" esse encontro foi antecedido de encontros regionais em 11 estados brasileiros contando com um total de 1.640 participantes (http://www.ferramentasblog.com/2011/06/ii-encontro-nacional-de-blogueiros-progressistas-em-brasilia.html)
Para aqueles que desconfiam da importãncia efetiva desse encontro, vale ressaltar que o evento contará com pessoas de renome, como o ex-presidente Lula e outros políticos como o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT-DF)e o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Inegavelmente a grande maioria desses ativistas (cibernéticos)e seu público alvo continuam a ser jovens e a ter posturas ousadas, como em outros momentos da história brasileira. A diferença nesse momento, se dá na maneira com que essas pessoas difundem as suas idéias e no alcance elas tem. O sul e o nordeste do Brasil encurtaram a distância, graças à internet e isso possibilita que haja espaço para a diversidade cultural na luta pela democratização da comunicação no Brasil.
Segundo site do Mundo Sindical, este evento :
"O evento tem a finalidade de fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação, por um novo marco regulatório para o setor e pela implantação e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL)."
(http://www.mundosindical.com.br/sindicalismo/noticias/noticia.asp?id=6413. Acesso em 17 de junho de 2011)
Atitudes como essas nos permite continuar a defender o senso crítico de noss@s jovens perante os meios de comunicação em massa e suas intencionalidades, mas sobretudo podemos continuar a descontruir na mentalidade de nossos educand@s que a internet é um simples espaço de troca de informações e entretenimento. Pelo contrário, ela é espaço de transformação, difusão de cultura e defesa de direitos.
Para quem se identificou com a proposta do evento e está longe do Planalto Central, não se preocupe: O Encontro será transmitido online ao vivo pela Rede Brasil Atual: www.redebrasilatual.com.br

Nos vemos no mundo virtual...

Um comentário:

  1. Caros amigos.
    As gerações atuais têm muita facilidade em manipulá-las, porém não basta aprender o manuseio, é preciso significar o seu uso. Tenho pensado o quanto as ferramentas de comunicação podem ser úteis na disseminação de valores humanos, na publicização de fatos que violam direitos, na cobrança por soluções, ou ainda, na interação dos grupos juvenis. Necessitamos de proposições ousadas quanto ao uso dessas ferramentas.
    Clemilson

    ResponderExcluir